Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval... fora do Brasil

  Esse fim de semana fui à Cartagena, uma cidade fundada por cartaginenses no ano de 227 a.C. e onde está a faculdade de engenharia da região de Múrcia (rs). A cidade é muito interessante, as ruas são pequenas e o antigo e moderno se misturam a todo o momento, como no Teatro Romano, que em seu entorno tem prédios que devem ser de uns 60 anos atrás.
  Além de visitar pontos turísticos e entrar em um abrigo antiaéreo da época da Guerra Civil Espanhola, era dia de desfile de carnaval.

  Para mim, brasileira, era só desfile, o carnaval é detalhe. O esquema era o seguinte: diversos grupos de escolas de dança e também da comunidade, tem seus blocos, cada um com sua fantasia e uma ‘coreografia’ – samba no pé mesmo não vi ninguém – e um carro de som tocava diferentes músicas, mas não necessariamente de carnaval. Tocou Shakira, Chayenne, Cláudia Leite cantando em espanhol e, o ponto alto da tarde, Eguinha Pocotó! Sim amigos, tocou eguinha pocotó... essa música mesmo, que foi sucesso nos hits de funk há uns 6 anos (rs). Só me restou rir muito, pra não chorar.
  Os componentes do bloco em sua maioria eram jovens e crianças, e dois eram de terceira idade. Mas o que me chamou atenção foi o ânimo dessas pessoas, nossa, um sorriso no rosto (irônico). Estavam muitos tão preocupados em fazer a coreografia e manter suas fantasias no lugar – detalhe, estava um puta frio (2 casacos) e algumas fantasias eram top e uma saia ou algo do gênero – que se esqueceram de sorrir e mostrar que carnaval é alegria! Ok, compreensível, dado o frio que estava, eu também não estaria sorrindo. (rs)
  Mas o que vale é a intenção, algumas fantasias estavam bonitas e as pessoas nas ruas também se divertiam, muitas crianças também vestidas de seus personagens favoritos davam uma certa cara de carnaval e brincadeira para a cidade.
  Daqui a duas semanas, é quase certeza que eu vá a um carnaval maior, de Valencia. Vamos ver se por lá o negócio é mais no estilo bloco de rua do Brasil...

Um comentário:

  1. Agora eu descobri que na espanha tem carnaval!!! hahahahaha!!
    Mas, eu não entendi.... vc vai pra valencia daqui a umas semanas..... ainda é carnaval?
    Será uma micareta???? O.o

    ResponderExcluir