Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Explorando Barcelona e Valencia

  Março foi um mês intenso, começou com o passeio a Cartagena, um carnaval diferente. Depois, no mesmo fim de semana, uma subida até a imagem do Cristo de Monteagudo, aqui em Murcia e, na semana seguinte... Barcelona!
  A cidade é encantadora, me fez lembrar o Rio, respira a esporte e é super turística. Minha ida até lá teve dois motivos, o primeiro foi o ‘Global Sports Forum’, um evento em que profissionais do ramo esportivo entre eles agência, clubes, atletas e empresas como Adidas e Facebook discutiram os rumos e desafios do esporte. Foi animal, conheci muita gente e inclusive o Raí, o jogador mais são paulino que o São Paulo já teve e muito simpático.
  Fiquei 4 dias inteiros por lá, de quinta à sábado, sendo que nos dois primeiros, foi o fórum. Na sexta, sai com um amigo, Russo, que conheci no fórum e uma amiga sua, Polaca, que por sua vez levou outra amiga, uma francesa super simpática e que adora o Brasil. No fim, fomos todos de tapas em Barcelona e bebemos Grappa... ô negócio forte, lembra pinga só que é feito de uva.
  No sábado, muita, muita chuva, o dia inteiro, como Sampa naqueles diaS em que a água não dá trégua. Mas, fazer o que, colocar a bota impermeável, a capa e ir bater perna. Nesse dia, uma amiga que se casou ano passado e veio morar em Barcelona me fez companhia, e foi minha guia turística. Saímos do meu albergue, que era muito bom (Barcelona Urbany #ficadica) e caminhamos até a Basílica da Sagrada Família. Depois, seu marido nos levou até o parque Guell, também de Gaudí, impressionante as formas que este artista desenvolveu. Por fim, nos deixou perto do centro onde caminhamos ainda mais, até a estátua do Colombo, que aponta para as Américas.
 Domingo. Um dia maravilhoso! Nem a previsão esperava um dia com tanto sol e céu azul. Andei muito, coloquei depois no googlemaps e no total caminhei uns 10 km, em 5h, hehe afinal estava de turista. Para terminar o dia, estava sentada com meu netbook na área de convivência do albergue, quando um australiano muito simpático veio conversar comigo, mas já era meu último dia em Barcelona e assim, dormi cedo, pois, na manhã seguinte, cedinho fui ao aeroporto para voltar à sossegada cidade de Murcia.
  Uma semana depois, fui a Valencia, nas Fallas, uma grande festa que acontece na cidade em celebração ao dia de San José, o santo dos carpinteiros e por isso, uma das marcas desta celebração são as diversas alegorias (Fallas) que constroem em alguns cruzamentos da cidade. Estes monumentos são todos feitos de madeira, e com muita riqueza de detalhe, pois sua temática tende a ser crítica, me fez lembrar a ‘malhação de Judas’ que acontece no Brasil. Mas a matéria prima não é só um detalhe, tem uma razão, depois de uma semana, que é quanto dura as comemorações, todas as Fallas são queimadas em um ritual chamado de Cremá, vulgo cremação. Mas o negócio é mieo sem noção porque as estruturas são montadas muitas vezes entre prédios residenciais e perto de fios elétricos.
  Sim, eles são loucos, tanto que cada Falla tem um horário para queimar, pois os bombeiros precisam estar presentes, com a mangueira para conter o fogo. Eu assisti a duas cremás, a primeira estava a menos de 2 metros de um prédio residencial... Para ter uma noção, os bombeiros estavam direcionando o jato d’água para lá, e não para o fogo, porque o objetivo principal era manter a temperatura do edifício.
  O detalhe deste passeio foi, saímos de Murcia sábado, 8h, e voltamos às 6h do domingo! Das quase 24h, somente 6,5 foram no busão, o resto, caminhada pela cidade... No total? Acreditem, andei uns 15 km, mas comi bastante nesse caminho então, não sei o quanto da caminhada foi eficiente em termos de exercício. (rs) Só sei que cansou bastante, mas que foi uma experiência legal e a cidade é muito bonita, com certeza voltarei para ficar um fim de semana inteiro por ali.
  Já estamos no fim do mês e assim, na próxima semana já completo 2 meses por aqui!! Não sei para vocês, mas o tempo passa muito rápido... Abril será um mês bem corrido para mim, muitas atividades planejadas!
  Neste e no outro fim de semana, participarei de uma atividade organizada pela universidade que consiste em 4 ‘passeios’: um de barco em uma praia próxima, mergulho na mesma região, sanderismo (caminhada) em uma trilha da cidade e, por fim, escalada! Não vejo a hora... e, para fechar o mês com chave de ouro, nas semanas de festividades – aqui na Espanha são duas semanas sem aula – irei na primeira à Portugal e depois  Londres! Aguardem muitas histórias.
  Mais uma novidade, fiz um Twitter! Decidi que era hora de seguir o bando, e ser mais um passarinho azul na www. (rs) @fpvideira
... by the way, continuo odiando o frânces que mora ao lado e tem duas semanas nas quais não trocamos uma palvra, nem mesmo 'hola' #hatemyflatmate #prontofalei ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário