Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

- Intercâmbio cultural

Viajar é muito mais que somente sair do seu local de moradia, viajar para onde quer que seja, pressupõe estar aberto a conhecer e absorver novas informações, você dá e também recebe, no bom sentido da frase (rs). E é o que torna esta atividade tão atrativa, pois não podemos nos contentar com nosso pequeno mundinho diário... bom, isso foi só uma introdução para o post...queria começar com um pensamento profundo (rs).   Tem uma coisa que sempre me intrigou, e que era um pouco revoltante quando escutava de vários amigos meus, que já viajaram, de mochilão ou intercâmbio. Que os europeus e norte-americanos têm uma visão completamente distorcida de nós, que acreditam que vivemos com macacos, todos em uma floresta quase como na savana africana. Descobri que é verdade.
  Ok, ninguém chegou pra mim e perguntou se tem macaco no meio da rua... Ainda bem! Porque eu sinceramente não sei que cara ia fazer para essa pessoa. Mas caramba, é tenso ver que aqueles que temos como ‘primeiro mundo’, mais desenvolvidos, etc. sabem muito pouco do mundo! Poxa, o Brasil não é mais um paisinho da América do Sul, é O País, por diós, fomos capa da The Economist! que não é uma revistinha qualquer... será que eles leem esse tipo de coisa ou veem somente seus pequenos territórios...
  Ainda tem mais essa, quando eu comentei que só na cidade de São Paulo (Grande SP) tem quase 20 milhões de habitantes, o pessoal meio que não acreditou! (rs) acham que suas cidades com 5 milhões de hab. são grandes... O mais impressionante foi que descobri que eles não têm aula de geografia como nós temos... não aprendem nada sobre clima, produção, etc. de outros continentes. Olha, o Brasil tem muita coisa errada e muitas outras a melhorar, como o acesso a educação boa para todos, porém, vejo que nosso ensino de humanas é muito mais completo do que eles tem aqui.

  Ah! E tem o clássico, ‘no Brasil não se fala espanhol?’, essa eu já tive que escutar. Também percebi que muitos acham que todos os países da América do Sul são como Bolívia ou México, tudo meio desorganizado, terra sem lei, etc. Vale ressaltar que as coisas aqui são muito organizadas, quer dizer, eu acho isso aqui da Espanha, a galera que é de outros países da Europa acha aqui uma bagunça... realmente eles não conhecem o Brasil, que para nós parece organizado, considerando o caos das cidades grandes na Am. do Sul e de nossos 'maravilhosos' políticos. É gente, ignorância é algo crônico no mundo (inclusive no Brasil).
  Pelo menos a galera é muito aberta a escutar, e demonstra interesse em saber mais... No fim, isso é o que conta. Além do que, todos que conheci até agora, foram muito simpáticos e receptivos.
  Choque cultural? acho que o choque que tive foi do frio que faz aqui (rs) e de grande parte do comércio fechar pela tarde (ciesta), algo meio inimaginável para cidades como Rio e Sampa. Ah, estou vivendo em uma cidade pequena, com população menor que a de São Bernardo do Campo! é, acho que foi um leve impacto. (rs)
  Mudando de assunto, no fim de semana fui à Granada, uma cidade com muita história! Povoada desde o séc. VIII a.C, passou pela mão de muçulmanos, judeus e cristãos, estes últimos, destruíram muitas construções que existiam dentro da Alhambra, um palácio de cor vermelha construído pelos sultões muçulmanos e utilizado como fortaleza pelos povos que sucederam.
  Mas uma viagem não é só ponto turístico não é mesmo, tem que comer a comida local, burguer king (rs) mas foi só uma vez, o grupo queria ir novamente, mas consegui convencê-los de comer um menu mais saudável em algum restaurante. No fim das contas, jantei e almocei Paella, foi primeira vez desde que cheguei! Adoro.
  Não se pode esquecer que uma viagem também tem saída noturna! Infelizmente, na sexta feira, tive que ficar no hotel, a esperta aqui foi nadar durante a semana e não levou o secador de cabelo, algo não muito inteligente considerando o frio que fazia... Bom, pelo menos no sábado já podia sentir o gosto das coisas, pois é, na sexta feira não conseguia nem saborear o que eu comia! Fiquei totalmente sem paladar, algo que me deixa muito frustrada, pois minha memória olfativa é muito boa! E eu adoro comer – sem conseguir respirar pelo nariz não há como sentir o sabor.
  Voltando: sábado, Balada!! Estava muito frio na cidade (fica próxima de uma montanha de neve) mas dentro sempre é quente então, uma blusinha sem manga e um puta casaco por cima. Fomos para o ônibus que ia nos levar... Começou a chuviscar na cidade, frio x2. Mas, who cares, balada! (rs) O busão nos deixou em uma rua em algum lugar da cidade e tivemos que seguir andando. Pelo menos a vista era bonita, dava para o castelo. No caminho, percebi que o grupo de argentinos que também veio na viagem estava próximo (como eles causaram durante a viagem! Parecem até brasileiros quando estão juntos), não podia deixar passar né! Até porque tinha um, que não era nada feio (rs). Então falei, ‘argentinos boludos’, algo que se dito entre amigos não pega nada mas pode ser considerado ofensivo. Mas quando falei que era brasileira, eles nem ligaram muito, só tivemos a básica discussão ‘Pelé ou Maradona’ (rs).
  A balada: muito legal o lugar, cheio de estrangeiros (algo normal porque é uma cidade com muitos universitários), a música era muito boa, só comercial (rs) como foi um pacote fechado para estudantes, a entrada dava direito a uma bebida, fiquei no basicão, refri e vodka. Depois, como ainda estava resfriada e não queria abusar, decidi tomar mais alguma coisa... ao preço de 1 euro, tinha dose de vodka, tequila ou jellyshot...hum...fiquei com a tequila! Ui, deu uma boa esquentada. Saldo da noite: Boa música, bebida e dança! Ah, dancei bastante, em especial quando o argentino, gracinha, veio puxar um papo e chamar pra dançar... Momento de intercâmbio cultural não é mesmo? (rs)

2 comentários:

  1. São Bernardo é considerada cidade grande! haha (fiquei ofendida =P)

    Já começaram as aulas, Fe?

    Tá curtindo?

    Com saudades do calorão que tem feito aqui? rs

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Li,

    eu sei q são bernardo é grande!! mas veja bem...estou na cidade que é considerada a 7a maior da Espanha!!! hahahahah entao imagina como...o ponto é, tem q imaginar tirar são bernardo de perto de são paulo...é mais ou menos isso que é aqui...
    já começaram as aulas...mas no esquema sussa ainda...apesar dq esa semana tenho q entregar uma 'lição de casa'

    e é uma delícia viu...viajar e conhecer coisas novas é tudo de bom...e agora tá esquentando um pouco por aqui...mas a noite aida faz um friozinho.. bjão!

    ResponderExcluir