Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As primeiras semanas – Descobrindo o novo território

  Chegar a um local completamente desconhecido é um pouco desconfortável, rola um friozinho na barriga, “Como serão os outros estudantes que estão no apartamento? Será q vou ficar sozinha o dia inteiro? Vou sobreviver tanto tempo?” (rs) são algumas perguntas que passam por nosso consciente e subconsciente... Mas sei lá, aos poucos estou me acostumando com o clima em geral..
  No apê tem outros 2 estudantes, uma Irlandesa simpática e um Francês meio estranho... Não é que ele seja chato ou algo do gênero, é que ele não se comunica muito com nenhuma de nós e, além disso, é bem inconveniente quando ele deixa a louça dele toda suja na pia! Ok, quando estamos em casa, com nossos pais, somos mais folgados e muitas vezes deixamos a sujeira para alguém (mãe ou diarista) limpar. Porém, quando se vive com outras pessoas e não há uma diarista nem mãe, é preciso pensar que as outras pessoas podem querer usa os utensílios comuns de cozinha e, por isso, é de boa educação que, após terminar de usá-las, deixar as coisas limpas para que o próximo faça o mesmo... No caso deste francês isso não vale! (rs) mas ele levou uma bronca ontem da irlandesa que chegou aqui junto com ele há alguns meses...ela me contou que ele é sempre assim, folgado.
  Tirando os problemas da louça, (rs) o apê é bem confortável. Tem água quente, a privada é decente e a cama é confortável... O que mais poderia querer? Um vizinho gato talvez? (rs) seria bom, mas acho q gastei minha sorte no avião!
  Ainda estou me acostumando com o frio, aqui por enquanto tem feito 5ºC depois da meia noite e 17ºC depois das 13h... até já sai só de calça jeans a tarde, sem meia por baixo! O que me alegra é que as pessoas daqui dizem que mais algumas semanas e já começa a ficar mais quente. Não vejo a hora! Sair de um verão de 30ºC e vir para uma média de 11 graus causa certo impacto na pessoa.
  Mercado – uma loja muito importante que deve estar sempre estrategicamente localizada próxima de você...felizmente tem um bem perto do apê. O preço das coisas é ótimo, inclusive, em termos de custo de vida para quem ganha em euro, aqui é muito barato. Mas, seria melhor se não tivesse que converter para Real! “nada pior que ter que ficar pensando na conversão” por isso, estou tentando abolir isto da minha consciência... ou não. (rs) As primeiras coisas que comprei no mercado? Só artigos de primeira necessidade e fáceis de preparar, leite, queijo, geleia, pão, suco, macarrão e molho. Depois, nas outras vezes que já fui ao mercado, comprei coisas típicas como lasanha congelada e carne.
  A faculdade - é uma graça, parece a minha no Brasil, tem um campus que é relativamente grande aqui para o local e tem maior parte dos cursos. Infelizmente só não tem engenharia, que é em outra cidade (rs) Mas a faculdade de economia e negócios é ao lado da de comunicação e farei uma aula por lá... Já me inscrevi na piscina do campus e darei umas braçadas por lá para não ficar parada.
  Sair à noite – mesmo sendo uma cidade pequena tem muitos pequenos bares que normalmente não cobram nada para entrar, pois o costume aqui e ficar pulando de bar em bar, o shot de qualquer bebida é 1 euro e os misturados (refri + álcool) uns 5 euros. Tem uma bebida que é sensacional, é para tomar em shot, é vodka com alguma coisa doce, parece licor, a garrafa custa uns 5 euros... Certeza q vou levar pro Brasil! Aguardem.
  Mercado – tem um bem perto do apê, o que é crucial. O preço das coisas é ótimo, inclusive, em termos de custo de vida para quem ganha em euro, aqui é muito barato. Mas, seria melhor se não tivesse que converter para Real! “nada pior que ter que ficar pensando na conversão” por isso, estou tentando abolir isto da minha consciência... ou não. (rs) As primeiras coisas que comprei no mercado? Só artigos de primeira necessidade e fáceis de preparar, leite, queijo, geléia, pão, suco, macarrão e molho. Depois, nas outras vezes que já fui no mercado, comprei coisas típicas como lasanha congelada e carne.

  Primeiro domingo longe do conforto e aconchego de casa – dei uma corridinha na avenida do rio que corta a cidade e é próxima da casa. Realmente a cidade é muito bonitinha, bem conservada e segura. À noite (à noite mesmo) - porque aqui tudo acontece depois das 17h, o comércio fica aberto até às 22h, mas tem um motivo, eles ficam a tarde inteira na ciesta! e o banco só abre no período da manhã - Fomos ao cinema ver ‘How do you know’ ou em espanhol, ‘Como sabes si...’ ou ainda em português, ‘Como você sabe’. (um dos poucos filmes traduzidos da mesma forma em várias línguas!) o filme é legal, nada muito surpreendente, mas o ponto alto de ver esses filmes aqui é: em qualquer lugar tem que vê-los dublado!! Sim, a Espanha é um país nacionalista e os filmes são todos dublados, dizem que é muito difícil encontrar um cinema que passe filme com legenda. Ah vai, nada que não dê pra viver sem durante um tempo.
  Hoje, depois de uma semana, terei minha primeira aula (espero que não seja várzea como no Brasil, rs) Espero também conhecer mais pessoas do que até agora...porque basicamente me relacionei com a menina que divide o apê comigo e com alguns amigos que ela me apresentou quando saímos semana passada. QUERO UMA BALADA!!! (rs)

3 comentários:

  1. É claro que ia falar dos engenheiros!!
    Boa sorte por aí e um grande beijo!!! =)

    ResponderExcluir
  2. haha
    Adoooooro! Começou com o pé direito! beijosss

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha!!!
    pena que engenharia fique em outro campus! adorei! hahahaha!
    boa sorte com o frances, mas minha amiga disse que eles são meio sujos mesmo. ela disse que na casa que ela ficou, o frances punha toda a louça numa bacia com agua e detergente, deixava lá um dia e dps só enxaguava... ecati... esponja que é bom, nada...
    por isso, se bobear é melhor ele continuar sem lavar a louça... hahahahah
    te falar... mudei meus planos e no meio do ano, se bobear, vou pra paris, barcelona e roma. quer ir comigo? bjs!

    ResponderExcluir