Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

O final, para um novo início.

   Última madrugada de Badulake, muitos amigos já partiram e outros que se vão muito em breve.
  Cheguei a casa, como de costume em dia de festa, às 4h da manhã, mas não é a mesma coisa, sei que chegou a hora de dizer tchau a este período tão intenso de minha vida (so far).
  Foram 5 meses que passaram rapidamente e que deixaram um gostinho de “quero mais” afinal, dizem por aí, que o homem é um ser insatisfeito por natureza. E acho q este é um dos nossos grandes diferenciais para os outros animais, pois nossa inteligência por si só, não significa nada, ela vem do fato de sempre querer descobrir mais, vem da curiosidade, que é o que nos move.
  Mas, o que são 5 meses em quase completos 25 anos de vida? Uns 20% (rs), mas não se compara com o tanto que passou, pessoas que conheci, lugares novos, que agora estão em minha memória, e dessa vez não somente por ver em documentários programas ou filmes, eu fui, vi , cheirei, senti esses locais que antes pareciam tão distante.
  Agora sei que um intercâmbio é muito mais do que só estudo, ou festa, como muitos pensam. Claro que estudo é uma parte muito importante, afinal, é o ‘motivo’, mas a realidade é que com todas as mudanças e situações que vem pelo caminho, passa a ser um coadjuvante, uma parte do dia que está lá para fazer você se lembrar de alguns deveres. Afinal, não há prazer sem primeiro cumprir com as obrigações. Além disso, me veio a mente que se fosse quantificar um intercâmbio, diria que 70% é de crescimentot pessoal e os outros, profissional. Não que eles estejam separados, mas um reflete no outro e, neste caso, penso que o pessoal reflete mais no profissional.
  Pensando com meus botões, resolvi pontuar as ‘situações chave’ dessa minha estância na Europa.
1- Chegada em Murcia
Momento que caiu a ficha de que tudo de ali em diante iria depender somente de mim, não teria ninguém (pais) para me ‘controlar’ sempre (apesar de que nos primeiros meses as solicitações no skype eram diárias-rs). Além disso, um frio do caramba, que foi diminuindo, bem aos poucos, com o passar dos meses.
2- Primeiro contato com outros estudantes
Graças a minha companheira de piso super fofa e simpática, conheci as 1as pessoas que me fizeram sentir bem vinda. Ademais, por um deles conheci as pessoas que viriam a ser ‘meu grupo’ de amigos.
3- Primeiras semanas de aula
Conhecer os professores, o conteúdo da matéria, etc. Neste período fiz 3 disciplinas, Marketing Internacional, Sistemas e processos de RP e PP e Produção de programa em televisão.
A primeira era na faculdade de economia, e foi um pouco pesada pelo conteúdo, por ser mais atrelado à parte administrativa, porém muito importante para ter uma visão mais ampla e não somente sob a ótica da comunicação. A de sistemas e processos foi a disciplina do professor responsável pelo intercâmbio. As aulas foram boas, e mostraram a realidade das agências e dos serviços de comunicação na Espanha. Por ultimo, mas não menos importante, produção de programas em televisão, uma disciplina 30% teórica e 70% prática. O trabalho do fim de semestre foi produzir um programa e, além de atuar como personagem em um dos quadros, fui ‘cameraman’! Esta foi a mais divertida e interativa das disciplinas.
4- Viagens a outras localidades
Começou em grande estilo por Granada, em um fim de semana organizado pelo grupo de estudantes locais especialmente para os intercambistas, ESN. Depois, a segunda viagem foi à Barcelona, no início de março, quando fui participar do Global Sports Forum, onde conheci muitos profissionais e as palestras foam excelentes.
Além desses, na Espanha também conheci Valencia e Cartagena. Ah, teve também IBIZA! Novamente organizado pela ESN. Como me esquecer dessa semaninha louca de festas e praia, foi sensacional, me senti em um ‘Porto Seguro’, viagem de formatura do colégio, só que de luxo - e seis anos depois... - (rs) Baladinhas famosas, festa na espuma, na praia, no navio, resumindo, festa em tudo, foram mais de 2000 intercambistas de toda a Espanha, adorei.
Na semana santa, passei uma semana em Portugal, visitei Lisboa, Coimbra e Porto. Sem muito intervalo, 2 dias depois de voltar a base ‘Murcia’ (rs) fui a Londres bem no fim de semana do casamento real!
5- Estagiar no serviço de comunicação da Universidad
Foi legal, apesar de ter que acordar cedo e diminuir minhas horas de festa durante a semana (rs) Com o estágio pude passar mais tempo em contato com profissionais espanhóis e com a língua Espanhola. Foi também quando comecei a usar o twitter, que por sinal, abandonei essas semanas, pois sem ter um celular com internet fica difícil manter constantemente atualizado…
6- Reencontro com meus pais
Sim, eles vieram me visitar, aproveitaram a desculpa para poder viajar nas férias.(rs) Encontrei com eles em Amsterdam e dali partimos a Madrid, Toledo e Palma de Mallorca. Claro, eles deram uma passada em Murcia, mas foram bem rápidos!
7- Despedida
Pra mim pareceu mais triste de que quando sai do Brasil… acho que se deve ao fato de que quando eu voltar, as coisas não terão mudado tanto, mas o que passou aqui não vai se repetir, há pessoas que talvez eu nunca mais veja… mas sem duvida estarão em minha memória para sempre (e no meu facebook) rs
8- Início mochilão Europa
Estou fazendo um diário de viagem! Aguardem, conforme for conseguindo passar param o computador, posto no blog.
Ps: Dia 27 de julho chegarei ao Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário